Introdução: A monitoria acadêmica é uma ferramenta de apoio pedagógico que tem como objetivo reforçar os conteúdos administrados em sala de aula, além de proporcionar o fortalecimento na formação acadêmica dos discentes. No contexto da disciplina de saúde da mulher, devido a complexidade dos temas e sua relevância na atuação de enfermagem, faz-se necessário um aprofundamento teórico e prático por parte dos alunos. Com isso o programa de monitoria possibilita a troca de conhecimento entre os alunos e monitores que já cursaram a disciplina, sendo utilizadas diferentes ferramentas educacionais a fim de propor o aprofundamento sobre cada assunto. Dentre essas ferramentas utilizadas destacamos as aulas teóricas e práticas com ênfase no Exame Clínico Objetivo Estruturado (OSCE) Objetivo: Relatar a experiência das alunas participantes do projeto de monitoria da disciplina de saúde da mulher, com ênfase nas estratégias pedagógicas aplicadas e os resultados obtidos no processo ensino-aprendizagem, além da interação dos discentes. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência, do tipo descritivo sobre a vivência de quatro alunas participantes da monitoria acadêmica da disciplina de saúde da mulher no período de março a maio de 2025. A monitoria acontecia para as turmas da manhã e da noite, sendo realizada de forma presencial e online. As metodologias utilizadas durante as aulas teóricas eram slides sobre os assuntos da disciplinas elaborados pelas monitoras, resumos, mapas mentais e discussão de casos clínicos, ocorrendo em momentos presenciais e online por meio do aplicativo “Google Meet”. Ademais, para o Exame Clínico Objetivo Estruturado (OSCE), foi realizado presencialmente, tendo como objetivo ser uma simulação realística e contou com a presença de uma gestante de 37 semanas. Os alunos eram divididos em estações, sendo guiados por casos clínicos referentes aos assuntos: pré-natal, visita de enfermagem e evolução de paciente e exame citopatológico. A gestante convidada tinha o papel de “atuar” como a paciente de um dos casos clínicos, tornando a simulação mais real. Para concluir, ao final do OSCE, foi realizado um sorteio para parabenizar o desempenho dos alunos presentes. Além de duas vezes ao mês eram realizadas reuniões de alinhamento com a professora orientadora e planejamento das atividades a serem realizadas durante o período. Resultados parciais e Discussão: Os momentos virtuais contavam com mais de 20 alunos presentes, revelando uma adesão significativa. Quanto às monitorias presenciais, os discentes sempre colaboraram retirando dúvidas e participando das dinâmicas. As monitorias se mostraram bastante efetivas, recebendo bastante “feedbacks” positivos e elogios referentes às aulas e às monitoras. Durante as práticas, os discentes se mostravam interessados e engajados na simulação realística, interagindo entre si e atentos às informações explanadas. Por fim, ambas as turmas relataram um excelente desempenho nas provas, além de segurança e confiança no que tange realizar consultas de pré-natal, exame citopatológico e como fazer uma boa evolução. Considerações finais: Conclui-se que por meio da monitoria os alunos aprofundaram seus conhecimentos teóricos, desenvolveram habilidades práticas e fortaleceram a capacidade de atuação crítica e humanizada no cuidado à saúde da mulher. Assim, a monitoria se consolida como um espaço enriquecedor de aprendizagem e experiências, tanto para as monitoras quanto para os demais alunos, fortalecendo a qualidade do ensino e da assistência em enfermagem à saúde da mulher.
A II Jornada Científica do PROMIC 2025 é uma iniciativa promovida pela Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) da Unifametro, com o objetivo de fomentar a divulgação e o acompanhamento do progresso dos projetos desenvolvidos no âmbito do Programa de Monitoria e Iniciação Científica (PROMIC).
Este evento celebra a dedicação de alunos e professores na construção do conhecimento científico, proporcionando um espaço para o intercâmbio de ideias, a reflexão crítica e o incentivo à produção acadêmica de excelência. Por meio da apresentação de resultados parciais e finais das pesquisas, a Jornada busca não apenas estimular o aprendizado interdisciplinar e o pensamento inovador, mas também reforçar o compromisso da Unifametro com a formação integral de seus discentes.
Convidamos todos a explorar os anais deste evento, que representam um marco significativo na trajetória acadêmica e científica da instituição, evidenciando o papel transformador da pesquisa na construção de uma sociedade mais justa e sustentável.
Normas para Submissão de Resumos Simples
Os resumos a serem submetidos à II Jornada Científica do PROMIC 2025 devem ser elaborados e formatados de acordo com as seguintes diretrizes:
Título
Autores
Informações adicionais
Classificações
Corpo do Resumo
Palavras-chave
Referências
Essas normas visam padronizar os trabalhos apresentados, garantindo a qualidade e a organização dos anais da II Jornada Científica do PROMIC 2025.
Comissão Organizadora
Gabriella de Assis Wanderley
Antônio Adriano da Rocha Nogueira
Kauã Alexsander Gomes Carvalho
Comissão Científica
Antônio Adriano da Rocha Nogueira
Kauã Alexsander Gomes Carvalho
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail coopem@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.